São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monólogo apresenta amor homossexual

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Uma colagem de poemas sobre o homossexualismo ganhou o corpo e a voz do ator Markus Avaloni em ``O Amor que Diz seu Nome", peça que estreou anteontem no Rio.
O espetáculo inspirou-se na edição do caderno Mais!, publicado pela Folha em 15 de janeiro deste ano, com textos de autores brasileiros e estrangeiros contemporâneos sobre o amor homossexual.
Em cena, os poemas roteirizados pela diretora Celina Bibianno funcionam como flashes de memória de um personagem homossexual, da infância à maturidade.
Entre os autores escolhidos, estão os americanos W.H. Auden, Allen Ginsberg e Elisabeth Bishop, o espanhol Federico Garcia Lorca e os brasileiros Horácio Costa e Roberto Piva.
Os versos da canção ``Pai e Mãe", de Gilberto Gil, foram incluídos no espetáculo. Segundo Bibianno, eles retratam a relação de um homossexual com a família.
``O Gil é um heterossexual que sempre lidou muito bem com a homossexualidade", diz a diretora.
Markus Avaloni surge no palco enrolado num lençol, sobre uma cama. Fica nu e, à medida que o personagem amadurece afetivamente, vai se vestindo, até deixar o palco usando terno e gravata.
``É um espetáculo despojado. Teatro é texto e ator, e não o show só do diretor", diz Bibbiano.
A estréia de ``O Amor que Diz seu Nome" foi programada para coincidir com a 17ª Conferência Mundial da Ilga (International Lesbian anda Gay Association), que acontece até dia 25 no Rio.
Para o produtor Eduardo Mihich, a peça é mais um fórum de discussão sobre as questões em debate na conferência, como homossexualidade, erotismo e cidadania.
``O Amor que Diz seu Nome" fica em cartaz até semana que vem. Os produtores querem levar o espetáculo para São Paulo.

Peça: ``O Amor que Diz seu Nome".
Direção: Celina Bibianno.
Elenco: Markus Avaloni
Onde: Teatro Ziembinski, r. Urbano Duarte, 30, Tijuca, zona sul do Rio, tel.: (021) 254-5399.
Quando: 27 e 28 de junho, às 20h.
Preço: R$ 10.

Texto Anterior: Comemoração é rito de passagem
Próximo Texto: Imigrante judeu compõe 'raça' brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.