São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
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Organização encoraja o turismo homossexual

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1994 surgiram as primeiras agências de turismo homossexual em São Paulo, a Get Together e a Inter-Rainbow. Hoje Salvador, Rio de Janeiro e Recife também possuem suas próprias operadoras.
Além do aparecimento de novas agências, uma sondagem realizada durante os eventos do Mix Brasil (Festival de Manifestações das Sexualidades) de 94 também evidencia as possibilidades do mercado gay no país.
A idéia de agências de viagens para o público homossexual surgiu com a IGTA (International Gay Travel Association), uma organização que associa agências de todo mundo interessadas em encorajar a população homossexual a viajar.
A IGTA procura informar tanto agentes de viagens como consumidores sobre propriedades, negócios e destinos que recebam bem a clientela gay e lésbica.
Surgida em 1983, com um grupo de 25 pessoas, a associação -sem fins lucrativos- tem hoje mais de 900 membros.
Eles recebem material informativo e participam de uma convenção anual em destinos populares para o público homossexual.
Miami, Toronto, San Diego e Key West já foram sedes da convenção. Havaí, Seattle e Sydney estão nos planos para as próximas.
No Brasil, tanto a Get Together como a Inter-Rainbow são filiadas à IGTA e trabalham com programas de algumas das suas 1.052 agências associadas.
Segundo Eugênio Assis, 27, diretor da Get Together, as cidades no exterior mais procuradas por brasileiros são Nova York e Amsterdã, batendo San Francisco, tida como a capital gay dos EUA.
Já no Brasil, a procura recai sobre o Nordeste, principalmente Recife e Salvador, além de Porto Alegre. Todos os pacotes da agência têm a programação turística tradicional, com o opcional do roteiro noturno.
``Quem visita Paris faz o programa básico pela manhã, como, por exemplo, conhecer o Louvre e recebe também uma lista das opções gay", explica Eugênio.
Apesar de existir apenas um hotel exclusivo para homossexuais no país, em Campos do Jordão (SP), Assis diz que não tem enfrentado problemas com hospedagem. ``O problema são os hotéis pequenos, familiares", diz ele.
Os estabelecimentos conhecidos como ``gay friendly" também começam a aparecer no Brasil. São hotéis que aceitam gays, mas não são exclusivos para o público.
No exterior os ``gay friendly" são comuns. Tanto o Hilton como o Hyatt de San Francisco pertencem a essa categoria.
O público da Get Together é predominantemente de homossexuais masculinos. Eugênio conta que teve apenas 8 passageiras entre seus 100 clientes.
Já na Inter-Rainbow a divisão é mais equilibrada. Segundo o atendente Milton Cruz, 29, no começo a agência era mais procurada por homossexuais masculinos, mas hoje a procura está bem dividida, chegando a quase 50%.
No Brasil, as preferências dos clientes recaem sobre Campos do Jordão -por possuir o único hotel gay-, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Camboriú.
No exterior San Francisco, Sydney, Londres, Paris, Miami e Nova York são os destinos mais requisitados pelos clientes da agência.

Para entrar em contato com a IGTA escreva para P.O. Box 4974, Key West, Flórida, EUA, 33041; tel. (001-305) 296-6633, fax: (001-305) 296-6633

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