São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM usa banda de música para desocupar uma fazenda em Minas

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Polícia Militar de Minas Gerais usou uma banda de música, balas e biscoitos para retirar, no fim da tarde de ontem, 198 trabalhadores sem-terra que haviam invadido a fazenda Ministério, em Governador Valadares (MG).
Foi a primeira vez que a PM mineira usou esse artifício para retirar os sem-terra, que estavam na fazenda desde a semana passada.
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Wilson Jorge Lopes, 47, autor da idéia, disse que a iniciativa foi ``um sucesso".
``Os sem-terra saíram dançando e cantando ao som da músicas populares que a nossa banda executou no meio do mato", disse.
``Foi uma forma de desarmar os espíritos das pessoas", disse o coronel. Um grupo de 28 músicos da PM tocou músicas militares e populares. Mas a PM levou grande contingente policial para o local (270 homens).
``Todo o aparato era necessário para demonstrar a supremacia da nossa força", disse o comandante.
Os sem-terra voltaram para uma área próxima à BR-116 (Rio-Bahia).
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Valadares, José Aparecido de Oliveira, considerou ``vergonhosa" a ação da PM. ``Para não ficar mal com os trabalhadores eles usam esse artifício", disse.

Texto Anterior: Roseana se queixa da falta de verbas
Próximo Texto: Collor manda recado a PC e afirma estar feliz com liberdade do amigo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.