São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda gay vai do zen ao estilo 'baby look'

RITA FERNANDES
DA SUCURSAL DO RIO

Travestis já não são mais os mesmos. Pelo menos, quando o assunto é moda. Reconhecidos na maioria da vezes pelo exagero das roupas, cabelos e maquiagem, hoje já se apresentam em versões alternativas como os tipos esportivo, ``baby look", clássico e até zen.
O desfile de estilos aconteceu durante o 3º Encontro Nacional de Travestis Liberados. O gênero ``perua" do travesti tradicional, que nunca dispensa maquiagem e peruca, ainda é o que predomina, principalmente nos representantes de gerações mais velhas.
Salto alto, renda, seda, bijuterias grandes, com pedras e ``strass", de preferência douradas, são usadas ao mesmo tempo e sem a menor cerimônia pela manhã.
Mais discretos, os jovens travestis já preferem um estilo mais leve. Cabelos longos, naturais, ficam entre o visual ``baby look", calça jeans e miniblusa de malha bem justa, e a linha esportiva, representada pelas camisetas, tênis e leggings.
Há também os adeptos da linha clássica. Veronessa, da Casa de Apoio Brenda Lee, desfilou conjuntos de seda e vestidos de linho, acompanhados de sapatos de verniz.
Os cabelos são penteados ao estilo chanel, ou em pequenos coques na base da nuca, presos por laços.
Indianara, 24, prefere roupas despojadas e femininas, como vestidos tubos de malha, de preferência pretos, com botas e mochila.
Vestidos indianos, africanos, calças largas coloridas e sapatilhas marcam o estilo zen. Para os travestis, seja com sedas italianas, linhos, lycra ou rendas, o importante é estar bem vestida.

Texto Anterior: Grupo já teve 500 denúncias
Próximo Texto: União gay é ilegal em 25 Estados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.