São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União gay é ilegal em 25 Estados

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Os EUA têm as maiores contradições sobre a causa gay por ser o país onde coexistem conservadores radicais e liberados progressistas. Enquanto em alguns Estados há leis que protegem gays, em outros, elas os condenam.
Segundo o advogado de causas gays em Nova York, Richard Soll, 32, a luta pelos direitos dos gays teve um marco há 26 anos, quando a polícia de Nova York provocou protestos ao fechar um bar gay de Greenwich Village.
``Mas a conquista dos direitos dos gays deve ser feita a longo prazo, principalmente com a atual formação do Congresso (de maioria de republicanos)", afirmou.
Em cidades americanas maiores, como Nova York, Boston, Los Angeles, San Francisco, Chicago, Miami e Atlanta há concentrações de homossexuais. Segundo Stoll, 25% da população de Manhattan é homossexual.
``Em Nova York, por exemplo, a polícia não pode arrombar a porta da casa de alguém porque recebeu uma denúncia de que ali mora um casal homossexual", disse.
Isso porque em cerca de 25 Estados americanos a relação homossexual é ilegal, diz Stoll. ``Nesses Estados existem as `Sodomy Laws' (Leis de Sodomia) e gays podem até ser presos."
No Texas, Estado considerado de maioria conservadora, se uma ``rainbow flag" (bandeira com arco-íris, símbolo dos gays) for colocada em uma janela, quem mora naquela casa corre risco de vida, comentou o advogado.
Ele afirma que os maiores problemas que os gays enfrentam são de discriminação.
Casos mais comuns em Nova York são de donos de apartamentos que rejeitam inquilinos gays e de homossexuais que não têm benefícios após se casarem, como descontos de impostos, serviços de saúde e acesso livre a visitação em hospitais em caso de internação.
Problemas de negação de custódia de crianças a casais gays também são comuns nos EUA.

Texto Anterior: Moda gay vai do zen ao estilo 'baby look'
Próximo Texto: Vídeo gay tem procura recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.