São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego aumenta em maio, diz IBGE

DA SUCURSAL DO RIO

A taxa média de desemprego aberto registrada em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) teve um aumento de 0,14% em relação a abril deste ano. O índice subiu de 4,35% para 4,49%.
A taxa de desemprego aberto computa apenas as pessoas desocupadas que estão procurando emprego. O IBGE informou que a elevação da taxa se deve ao aumento de 4% no número de pessoas nessa situação.
São Paulo, com percentual de 0,8%, e Belo Horizonte, com 0,7%, foram as regiões metropolitanas que tiveram maior elevação no número de pessoas ocupadas.
A taxa de desemprego aberto aumentou nas áreas da construção civil (6%), comércio (4,1%) e serviços (3%). Na indústria de transformação, houve queda de 0,6%.
A pesquisa do IBGE apontou, ainda, uma elevação maior da taxa de desemprego entre as mulheres. O aumento da taxa foi de 4,8% para as mulheres, enquanto para os homens ficou em 2,3%.
Quando confrontada com os dados de maio do ano passado, no entanto, a taxa de desemprego aberto registra queda de 13,3%.
Entre março e abril deste ano, o IBGE registrou desaceleração no ritmo de crescimento do rendimento médio real das pessoas ocupadas. O rendimento aumentou 1,2%. Na comparação de abril de 1995 com abril de 1994, o rendimento médio real aumentou 3%.

Texto Anterior: O mito do planejamento estratégico
Próximo Texto: Tumultos na Argentina deixam 30 feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.