São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Revista francesa prega culto ao bom gosto

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Criada em 92, a publicação francesa ``Dada" é uma ``revista de moda e roupa", segundo contou por telefone, de Paris, a editora Eliane Bernard. O número 18, por exemplo, traz os temas ``Arte e roupa através da história"; ``Da arte, do humor e das idéias"; ``A arte e a roupa hoje" e ``A arte e a roupa na escola".
Bernard diz que a arte está em todo lugar: ``A associação que fazemos entre arte e moda é natural desde quando os pintores faziam obras sobre o corpo, há séculos atrás. Era uma espécie de ritual. Ao mesmo tempo, hoje temos desfiles de moda em que a roupa é impossível de ser usada, é feita exclusivamente para o prazer dos olhos".
Com fotos das criações de estilistas como Gaultier, Castelbajac e Yamamoto, e um dicionário de roupa, a revista brinca com a relação entre moda e arte. ``A moda nada mais é do que ensinar as pessoas a se vestir, a se olhar e a ter bom gosto. Isto é importante para a cultura, saber ensinar as pessoas o que é belo, isso só pode fazer bem. É também uma forma de arte", explica Bernard.
Para ela, as pessoas hoje andam uniformizadas demais. ``Com isto esquecemos da beleza. Esta uniformização não nos deixa ir adiante. Os estilistas nos ajudam no sentido em que nos levam a sonhar, assim como os artistas. Por isso, os mitos de hoje em dia são as modelos. Elas têm a beleza, a tal mágica que nos faz sonhar."

Texto Anterior: Influências são recíprocas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.