São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Criador da vacina contra a pólio morre aos 80 nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O criador da vacina contra a poliomielite, Jonas Salk, morreu ontem aos 80 anos na cidade de La Jolla, na Califórnia (EUA). Ele sofreu uma parada cardíaca.
Salk desenvolveu, em 1954, a primeira vacina eficiente contra a pólio, doença que causa paralisia múltipla devido à inflamação de tecidos na medula espinhal.
Sua vacina foi administrada em milhões de crianças até ser desenvolvida e adaptada pelo cientista Albert Sabin em 1961. A versão, em gotas, popularizou-se por todo o mundo até quase erradicar a doença do planeta.
Nos EUA, a vacina de Salk derrubou, em 15 anos, o número de casos de pólio de 38 mil anuais para 50 anuais. Hoje, a doença praticamente inexiste no país.
Nos últimos anos, Salk comandava pesquisas em busca da cura da Aids por meio de vacinas. No instituto que leva seu nome, Salk sintetizou uma vacina contra a Aids em 1989, que até hoje está em testes.
Sua vacina contra a pólio foi alvo de polêmica na década de 60, quando um lote infectou 300 crianças saudáveis, que desenvolveram a doença. Foi comprovado, porém, que o culpado foi um erro industrial.

Texto Anterior: Norman Lamont é possível opositor de Major
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.