São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México deporta três padres estrangeiros

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O governo mexicano expulsou do país os padres Rodolfo Izal Elorz (Espanha), Loren Riebe Estrella (EUA) e Jorge Barón Gutlein (Argentina), presos anteontem em Chiapas (região sul).
Os três padres constam de uma lista de ``pessoas ligadas ao movimento zapatista", elaborada pelo Serviço de Inteligência Militar do México em setembro de 1994.
Segundo o Ministério da Administração, os sacerdotes foram presos por ``prática de atividades ilícitas e outras ações às quais não estavam autorizados, de acordo com sua qualidade migratória". O governo não deu mais detalhes.
Na noite de quinta-feira, os padres foram levados em um avião militar à Cidade do México, onde embarcaram, ontem às 9h, num vôo com destino a Miami (EUA).
A diocese de San Cristobal de las Casas (Chiapas) classificou o ato como agressão ao trabalho de mediação do bispo Samuel Ruiz nas negociações entre governo e zapatistas. Ruiz está na Europa.

Texto Anterior: Oposição teme fraude na 1ª eleição no Haiti após intervenção dos EUA
Próximo Texto: Parlamento condiciona apoio a Ieltsin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.