São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Necessário, mas insuficiente

Há muito a comemorar na mudança cambial. Ela abre perspectivas novas para o Plano Real.
Uma avaliação puramente técnica revela que as autoridades monetárias aprenderam muito com os erros de março. A começar pelos aspectos comunicacionais.
Naquela oportunidade o Banco Central anunciou a mudança pela manhã, quando os mercados mal começavam a operar. O que se seguiu ficou na história como um dos mais dramáticos episódios de ruído nos canais de informação entre o BC e o mercado.
Desta vez o BC anunciou a mudança no dia anterior, encerradas as atividades dos mercados. Houve tempo para que toda a imprensa não apenas anunciasse a mudança como ouvisse e publicasse inúmeras opiniões especializadas.
Quando os mercados abriram no dia seguinte a ``novidade" já estava meio digerida e era elogiada publicamente por dezenas de economistas de fora do governo.
Outra inovação positiva foi a reforma do sistema de intervenção do BC nos mercados. Aumentou muito o número de instituições participantes nos leilões de câmbio, que foram informatizados, e criaram-se os leilões de ``spread", em que o BC atua simultaneamente na compra e na venda de divisas. O sistema, reforçado pela venda de títulos públicos cotados em dólares, ganhou a confiança do mercado.
Entretanto é preciso alertar que há um motivo externo para a suavidade com que a banda cambial começa a deslizar. Trata-se da redução nos juros nos EUA.
Em março, mal tinha passado o desconforto com a crise mexicana e os mercados emergentes pareciam fadados a uma crise crônica.
Hoje há maior confiança na estabilidade e até declínio nos juros norte-americanos, fator de fundamental importância quando se trata de avaliar as chances dos programas de ``âncora cambial" na América Latina, nas suas várias formas.
O deslizamento cambial tranquilo é uma etapa crucial da estabilização. Mas é preciso sublinhar também que o sucesso da política de bandas depende do sucesso da desindexação da economia. Desindexar o câmbio ajuda a desindexar o resto. É uma condição necessária, mas com certeza não é suficiente.

Próximo Texto: Assim não
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.