São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
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Entenda como é a metodologia

MAURO FRANCISCO PAULINO
GERENTE DE PESQUISAS DE OPINIÃO DO DATAFOLHA

O Datafolha mobilizou cerca de 700 pessoas para realizar a mais ampla pesquisa sobre preconceito racial no Brasil.
A pesquisa foi realizada em todas as unidades da Federação, ouvindo 5.081 pessoas maiores de 16 anos em entrevistas pessoais, em 121 cidades, de 4 a 6 de abril.
Esse número de entrevistas permite um detalhamento pormenorizado nos cruzamentos. É possível analisar opiniões, por exemplo, de cada grupo étnico segundo a faixa etária ou região de moradia.
Há dois conceitos presentes em todo levantamento feito por amostragem: são a margem de erro e o intervalo de confiança.
A margem de erro define variação dos resultados da pesquisa. Neste estudo, a margem de erro é de dois pontos percentuais. Assim, quando se diz que 89% dos brasileiros afirmam que os brancos têm preconceito de cor em relação aos negros, numa leitura rigorosa o correto seria afirmar que de 87% a 91% têm essa opinião.
O intervalo de confiança serve para se saber o número de vezes que a pesquisa poderia ser realizada sem que o resultado ficasse fora da margem de erro. Neste estudo, o intervalo de confiança é de 95%.
Um intervalo de confiança de 95% significa que se fossem feitos 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados ficariam na margem de erro de dois pontos percentuais.
Todas as projeções foram baseadas no número de brasileiros acima de 16 anos (97.659.740 habitantes) divulgado pelo IBGE a partir do Censo de 1991, aplicadas as taxas de crescimento para 1994.
Também foi baseado em conceitos do IBGE o critério de classificação por etnia. Essa classificação foi feita de três formas distintas:
1) Antes de cada entrevista os pesquisadores anotavam a cor observada dos entrevistados segundo os critérios do IBGE (branca, preta, parda, amarela e indígena);
2) Os entrevistados classificavam-se espontaneamente de acordo com a nomenclatura que habitualmente utilizam;
3) Os entrevistados eram solicitados a se auto-classificarem de acordo com os critérios do IBGE.
Esta pesquisa foi realizada a partir de um processo de amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido inicialmente em quatro subuniversos que representam as regiões.
Em cada subuniverso os municípios são agrupados de acordo com a localização geográfica e o nível socioeconômico.
Dentro de cada grupo são sorteados municípios estratificados pelo porte correspondente.Num processo de sorteios sucessivos chega-se ao bairro e ao indivíduo.

A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino e as estatísticas Renata Nunes Cesar e Karla Mendes. A direção comercial é de Eneida Nogueira e Silva.

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