São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como é a escala

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa do Datafolha encontrou dois números principais: a) 89% da população acham que os brancos têm preconceito em relação a negros e b) apenas 10% dos não-negros admitem ter preconceito contra negros.
Há um buraco claro nessa estatística. A maioria diz haver racismo. Mas, na hora de assumir, poucos o fazem. Por isso, o Datafolha usou perguntas indiretas para identificar o comportamento e o discurso do brasileiro sobre preconceito de cor.
Foram escolhidas 12 frases e proposições que podem revelar atitudes ou conceitos preconceituosos. As perguntas e suas respostas estão na página 4 deste caderno.
Para cada resposta, o Datafolha atribuiu uma pontuação. No final, calculou-se uma média para cada um dos 5.081 pesquisados.
O resultado desvenda parte do discurso e atitude do brasileiro em relação a negros. Uma arrasadora maioria (87%) dos não-negros manifesta-se de forma preconceituosa ao responder pelo menos uma das perguntas.
``Outras frases teriam resultado diferente. Mas não havia um padrão e nós tivemos de arbitrar", diz o sociólogo Gustavo Venturi, diretor do Datafolha.
Criaram-se quatro categorias nessa escala do preconceito: 1) não manifesta preconceito; 2) manifesta um pouco de preconceito; 3) manifesta medianamente preconceito e 4) manifesta preconceito fortemente.
Como o país não tem pesquisa científica sobre racismo com abrangência da realizada pelo Datafolha, não é possível dizer se o preconceito hoje é maior ou menor do que há cinco ou dez anos.
A pesquisa do Datafolha cria um paradigma. No futuro, será possível dizer, cientificamente, se o brasileiro tornou-se mais ou menos preconceituoso.
(FR)

Texto Anterior: Pesquisa mostra como os brasileiros manifestam seu 'racismo cordial'
Próximo Texto: `Preto é gente', diz absolvida por racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.