São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas sobre novelas são redundantes

IVAN FINOTTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Segundo os autores de novelas da Globo, as pesquisas realizadas pela emissora para avaliar a opinião do público sobre as tramas são em geral redundantes, isto é, apresentam resultados dos quais eles já desconfiam.
Silvio de Abreu (autor de ``A Próxima Vítima"), por exemplo, diz que problemas detectados em pesquisa ``eu já constatei e já mudei".
``Se não acontecesse isso, teria de reescrever tudo. Até hoje minha sensibilidade funcionou", completa.
Abreu, porém, credita às pesquisas pequenas alterações em alguns personagens. Em ``Jogo da Vida", os participantes de uma enquete criticaram Badaró (vivido por Carlos Vereza) por não conseguir identificá-lo como mocinho ou bandido.
Para contornar a situação, Abreu realçou suas qualidades e criou um personagem que o perseguia. ``Ele virou vítima e caiu no gosto do público".
Carlos Lombardi (de ``Quatro por Quatro") tem opiniões e experiências parecidas.
Diz que ``se a novela está indo bem, vem na pesquisa o que você já sabe" e credita à sua intuição a bem-sucedida mudança no tom do amor de Raí e Babalu do erótico para o romântico.
Quando algo está mal, entretanto, as dicas das pesquisas são bem-vindas. Foi graças a elas que ele resolveu dar fim à ambiguidade moral de Vinícius (Leonardo Vieira) na atual novela das sete.
Walter Negrão também gosta das pesquisas para realizar uma espécie de sintonia fina na trama.
Utilizou uma, realizada no último mês de ``Tropicaliente" (seu mais recente trabalho para a emissora), para descobrir quais os mistérios e personagens que mais interessavam às pessoas. ``Assim não frustro o público", explica.
Benedito Ruy Barbosa (autor de ``O Rei do Gado", próxima novela das oito) diz nunca ter mudado ``nenhum detalhe" em suas tramas devido às pesquisas. ``Elas não podem servir de orientação. O compromisso de um autor é com a sua história."

Texto Anterior: Xuxa dos anos 60 volta na Redevida
Próximo Texto: São Judas e Gazeta lançam programa para universitários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.