São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scalfaro discute justiça social com FHC

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Itália, Oscar Luigi Scalfaro, disse ontem, no Rio, que pretende conversar sobre justiça social em seu encontro de hoje com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
No Rio desde sábado, Scalfaro, 76, manifestou a integrantes da delegação italiana sua preocupação com os problemas sociais brasileiros. Causou espanto a Scalfaro a quantidade de pessoas e crianças maltrapilhas nas ruas da zona sul carioca.
Ontem, às 12h30, no aterro do Flamengo (zona sul), o carro em que Scalfaro seguia para o consulado da Itália (centro) passou junto a uma árvore onde um mendigo urinava sem constrangimento.
Uma hora antes, em entrevista no Palácio Laranjeiras (zona sul), durante encontro com o governador Marcello Alencar (PSDB), Scalfaro afirmou que discutirá ``de modo particular o relacionamento entre Brasil e Itália em termos de justiça social".
Segundo o presidente italiano, ``quando a justiça social é ferida, há perigos para a paz".
Scalfaro viaja cedo para Brasília. Às 16h, reúne-se no Palácio da Alvorada com Ruth Cardoso, mulher do presidente Fernando Henrique Cardoso.
O encontro entre os presidentes italiano e brasileiro está previsto para ocorrer a partir das 16h20, no Palácio do Planalto.
Scalfaro disse que falará sobre temas variados com FHC. O desenvolvimento das relações comerciais entre Brasil e Itália deverá ser um dos assuntos.
``Certamente, queremos intensificar nossas relações comerciais, mas não posso antecipar o que será discutido. Não sou profeta", afirmou.
Scalfaro esteve, de manhã, na igreja São Francisco de Paula (Barra da Tijuca, zona sul), onde assistiu à missa.
Logo depois, Scalfaro foi recebido pelo governador Marcello Alencar no Palácio Laranjeiras em breve visita.
A seguir, o presidente italiano encontrou no Palácio da Cidade (zona sul) o vice-prefeito Gilberto Ramos.
O prefeito César Maia está no exterior. Scalfaro recebeu de Ramos a chave simbólica da cidade.
No início da tarde, o presidente visitou o consulado, onde foi recepcionado por membros da comunidade italiana radicada no Rio.
Scalfaro visita ainda São Paulo e Salvador. Na quinta-feira, ele viaja para a Venezuela.
Segurança
No sábado, os agentes de segurança do governo italiano que acompanham a comitiva de Scalfaro fizeram uma inspeção em duas igrejas de Brasília: a catedral, na Esplanada dos Ministérios, e o santuário Dom Bosco, na avenida W3 Norte.
Eles foram checar as condições de segurança dos dois templos em que Scalfaro deve assistir a missa. Dentro ou fora do seu país, o presidente italiano assiste diariamente a pelo menos uma missa.
Nos dois dias que ele passou no Rio, sábado e domingo, Scalfaro foi à missa na igreja de São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca (zona sul), e no mosteiro São Bento.
Scalfaro e FHC vão conversar sobre um programa de intercâmbio entre os dois países na área de micro e pequenas empresas.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Jobim quer efetivar efeito vinculante
Próximo Texto: Estudo mostra que caiu verba para saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.