São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moderados retomam PT em São Paulo

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Por uma diferença de apenas 23 votos, o chamado centro do PT ganhou ontem a disputa pela presidência do Diretório Municipal do partido, em São Paulo. O novo presidente é Jilmar Tatto, da corrente ``Articulação", liderada por Luiz Inácio Lula da Silva.
Tatto, que completou ontem 30 anos, obteve 351 votos em segundo turno. Venceu Sônia Hipólito, que concorria por uma frente de extrema esquerda. Ela obteve 328 votos -houve um voto nulo. Votaram 680 convencionais -no primeiro turno foram 697.
Cândido Vaccarezza, ex-presidente do partido, ficou em terceiro e não chegou ao segundo turno. Foi uma derrota de Rui Falcão, vice-presidente nacional do PT.
Falcão e Vaccarezza são da corrente ``Hora da Verdade", de esquerda. Derrotado no primeiro turno, o grupo decidiu votar em Sônia no segundo. Mas grande parte de seus militantes votou em Tatto.
Apesar de pertencer à tendência de Lula, Tatto não tinha o apoio incondicional do presidente do PT. Antes da convenção, Lula estava apostando em outra composição.
Se dependesse do presidente do PT e das principais lideranças da ``Articulação", teria havido acordo em torno do nome de Vaccarezza. Isso facilitaria futuras alianças nas disputas pelos diretórios estaduais e nacional do PT.
O grupo de Lula não é majoritário. Seu objetivo era compor com o ``Hora da Verdade" para obter essa maioria nas convenções estaduais e nacional. O plano começaria com a convenção de São Paulo.
Mas Tatto não abriu mão de sua candidatura. A ``Hora da Verdade" foi para a disputa fragilizada -Sônia Hipólito deixou o grupo para se unir a correntes de extrema esquerda do PT.
No primeiro turno da eleição de ontem, Tatto contou com o apoio decisivo da ``Democracia Radical", grupo do deputado federal José Genoino, que tem mais de 12% dos convencionais do partido.
Principais estrelas do PT paulista, Lula e a ex-prefeita Luíza Erundina não foram à convenção.

Texto Anterior: Jobim anuncia decreto que vai regulamentar terra indígena
Próximo Texto: Tatto quer prévia para prefeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.