São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim anuncia decreto que vai regulamentar terra indígena

OLIMPIO CRUZ NETO
ENVIADO ESPECIAL A CARLOS BARBOSA (RS)

O ministro da Justiça, Nelson Jobim, anuncia nesta semana alterações no texto do decreto 22, que regulamenta o processo administrativo de demarcação das terras indígenas.
Jobim rebateu as críticas feitas na semana passada por representantes do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que reclamaram da mudança no processo de demarcação. ``Estão dizendo que vêm ocorrendo novas invasões e conflitos em áreas indígenas, mas não me informaram quem está provocando isso", afirmou.
O secretário nacional do Cimi, Guenter Loebens, havia dito à Folha que, desde o anúncio da possível mudança do decreto 22, o número de conflitos entre brancos e índios vem aumentando.
``As demarcações são prioridade do governo, mas é preciso que elas sejam feitas de acordo com o texto constitucional", afirmou Jobim. Nos próximos dias, o ministério deve concluir levantamento das áreas indígenas que deverão ser demarcadas até o fim do governo FHC e das que estão com problemas na Justiça.
``Com a mudança, as contestações ocorrerão ainda na fase administrativa, cabendo a decisão final ao ministro da Justiça", disse.
Jobim afirmou ainda que vai encaminhar a FHC proposta de decreto obrigando o governo a seguir as decisões já proferidas pela Justiça em processos de causas tributárias e previdenciárias.
``Essa vai ser a contribuição do governo para desobstruir a Justiça", disse Jobim, após a inauguração do último juizado de pequenas causas do Rio Grande do Sul, instalado, anteontem, no município de Carlos Barbosa, a 110 quilômetros de Porto Alegre.
Segundo o ministro, a Procuradoria da Fazenda Nacional está levantando no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) o número de processos que já poderiam ter sido resolvidos seguindo decisões anteriores da Justiça.

O repórter OLIMPIO CRUZ NETO viajou a convite do STF

Texto Anterior: Fundo compra de chicletes a cerveja
Próximo Texto: Moderados retomam PT em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.