São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México prende o líder do quarto maior cartel de drogas do país

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O governo mexicano prendeu Hector Luis ``El Güero" Palma, 33, chefe do Cartel de Sinaloa, quarto maior do país.
Junto com Palma, foram detidos oito pessoas que o acompanhavam e 32 policiais federais, que davam proteção ao traficante. A prisão ocorreu em Guadalajara (Estado de Jalisco), na sexta-feira.
Palma foi preso na casa do subdelegado da Polícia Federal de Jalisco, Apolinar Pintor. O traficante estava sendo tratado de ferimentos causados em um acidente com seu avião.
Na madrugada de sábado, foram presos também Pintor e outros cinco agentes da Polícia Judicial do Estado.
O Procurador Geral da República, Antonio Lozano Gracia, reconheceu ontem que a Policia Federal mexicana está ``evidentemente contaminada" pela corrupção ligada ao narcotráfico.
A operação de captura do traficante envolveu agentes da Procuradoria Geral da República (PGR) e o Exército mexicano.
Fontes extra-oficiais revelaram que a operação foi facilitada pelos chefes dos demais cartéis, que teriam dado informações relevantes à PGR a respeito da rota de Palma.
Ele era o único grande traficante mexicano que não respeitava as regiões de domínio de cada cartel. Estava em constante guerra com os cartéis de Tijuana e do Golfo.
Palma é considerado o traficante mais sanguinário do país. Supostamente, é autor de inúmeros assassinatos de pessoas não envolvidas com o narcotráfico.

Texto Anterior: Ataque a parque mata três crianças em Sarajevo
Próximo Texto: Rússia ataca sul da Tchetchênia, mas nega ter rompido cessar-fogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.