São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia ataca sul da Tchetchênia, mas nega ter rompido cessar-fogo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As tropas russas na república separatista da Tchetchênia atacaram rebeldes no sul da região. Os comandantes russos dizem que o bombardeio não viola a trégua que já dura uma semana.
A trégua faz parte das conversações de paz entre o governo russo e os rebeldes.
Segundo os militares russos, o ataque não viola o cessar-fogo porque era dirigido a combatentes leais a Shamil Basaiev. Na semana retrasada, Basaiev liderou o ataque a Buddenovsk, no sul da Rússia, onde fez cerca de 2.000 reféns.
"Os canhões foram usados para suprimir uma incessante resistência armada do grupo de Basaiev e deter os terroristas, explicou um porta-voz do comando russo.
Segundo ele, os tchetchenos foram avisados sobre a possibilidade de ataques como este, enquanto as conversações prosseguem na capital tchetchena, Grozni.
Os voluntários do grupo Médicos sem Fronteiras disseram ontem que um tanque russo atirou em um de seus veículos, na república separatista.
Nenhum dos quatro ocupantes do veículo foi ferido. Mesmo assim, a organização divulgou nota dizendo ter ficado "profundamente chocada, especialmente em um momento que o Exército russo anuncia um cessar-fogo.
O primeiro-ministro russo, Viktor Chernomirdin, deu mais poder a sua delegação que negocia o fim do conflito em Grozni.
Chernomirdin, que prometeu cuidar pessoalmente das negociações, permitiu que a delegação discuta questões políticas.

Texto Anterior: México prende o líder do quarto maior cartel de drogas do país
Próximo Texto: Israelenses matam dois palestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.