São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas pretende criar cargo de ombudsman

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), vai criar a Ouvidoria do Estado, órgão destinado ao recebimento de reclamações e sugestões da população sobre os serviços públicos.
O decreto que cria a ouvidoria está pronto e deve ser publicado até o início da próxima semana.
A Folha apurou dois nomes cotados para assumir o cargo de ouvidor, o advogado Iberê Bandeira de Mello e o ex-deputado Ayrton Soares.
Ambos foram colaboradores da campanha de Covas ao governo.
O indicado terá de elaborar e enviar à Assembléia Legislativa projeto de lei para regulamentar a função e estabelecer regras para a escolha dos futuros ouvidores.
O projeto deve ser encaminhado à Assembléia no prazo máximo de seis meses.
O ouvidor, ou ombudsman, fará a intermediação entre a sociedade e o governo.
Hoje, algumas empresas e órgãos de comunicação contam com a figura do ombudsman. O termo, de origem sueca, significa procurador, ouvidor ou representante.
A Folha foi o primeiro jornal do país a instituir a figura do ombudsman. A função, criada em 89, é exercida hoje por Marcelo Leite.

Texto Anterior: Morte precipitou abertura
Próximo Texto: FHC não é convidado para casamento no PR; Geisel pode deixar o hospital nesta semana; Justiça faz contratação sem concurso na BA; Ombudsman da Folha participa de seminário; Deputados buscam mais verbas para o RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.