São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai demarcar oito áreas indígenas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo publica hoje, no ``Diário Oficial", os decretos para demarcação de oito reservas indígenas abrangendo, no total, 275 mil hectares.
A área corresponde a 2.750 quilômetros quadrados, ou 1.300 parques como o do Ibirapuera, em São Paulo.
Com a demarcação, as terras ficam, pelo menos no papel, intocáveis. Só podem ser usadas para abrigar a reserva indígena.
O decreto de demarcação é a etapa final de uma trabalho de levantamento topográfico e das populações indígenas, além de estudos sobre a forma de ocupação da terra -como existência de colonos e construções.
Cinco das oito reservas demarcadas ficam no Amazonas, duas no Estado do Rio de Janeiro e uma no Mato Grosso.
Esse pacote de decretos para demarcação de terras indígenas é o primeiro da gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Com essa medida, o governo pretende responder às críticas de grupos ligados à questão indígena, que acusam o presidente de ter interrompido a política de demarcações. As críticas partem sobretudo do Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Texto Anterior: Jatene e Serra 'trombam' no Congresso
Próximo Texto: Nova secretária vê só 'desentrosamento'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.