São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tentativa fracassou nos anos 70

ANDRÉ MUGGIATTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A idéia da educação à distância existe desde 1923 no Brasil. Ganhou impulso nos anos 70, mas fracassou devido à falta de uma política governamental específica.
Na época, o Ministério da Educação concedeu canais e criou serviços para tentar viabilizar o projeto.
No Amazonas, destaca-se a TV Educativa, que começou a funcionar em 76. Durante dez anos, tentou transmitir programas educativos e didáticos, via televisão, para o interior.
Acabou extinta em 86, devido às dificuldades de operacionalização provocadas pelas grandes distâncias e pela falta de recursos.
Houve também o projeto Vitória Régia, criado em 88, que tinha o objetivo de orientar professores rurais com transmissões por rádio. Saiu do ar em 93.
Entre as experiências mais recentes, destaca-se o programa ``Um Salto Para o Futuro", produzido pela Fundação Padre Anchieta, de São Paulo, e transmitido para todo o país por canal aberto via satélite.
O programa foi criado em 91 para atualizar os professores de primeira a quarta séries. A recepção do programa é feita por meio de antena parabólica.
(AM)

Texto Anterior: Educação à distância na Amazônia começa a funcionar até o final de 95
Próximo Texto: TV a cabo exibe programas para estudantes em sala de aula no PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.