São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagens para exterior crescem 20%

ROGER MODKOVSKI
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro vai viajar mais para o exterior nessas férias de julho. Companhias aéreas e agências de turismo consultadas pela Folha estão notando um crescimento de pelo menos 20% em relação ao movimento no mesmo período de 94.
``Apesar dos juros altos, o pessoal está conseguindo parcelar", diz Christina Bicalho, diretora de marketing do STB (Students Travel Bureau).
O STB, especializado em intercâmbios e cursos de férias para jovens, está parcelando suas viagens em até dez vezes, como a maioria das operadoras.
``A facilidade do crédito aumentou a procura", concorda José San Leiman, presidente da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens) de São Paulo, que congrega 700 operadoras de turismo de São Paulo.
Os vôos da Canadian Airlines para o Canadá estão lotados até setembro. Foi um crescimento de 30% em relação ao ano passado.
``O Canadá está baratíssimo", diz João Leal da Costa, da Canadian. Segundo ele, um real está valendo 66 centavos de dólar canadense. ``Está mais barato que Miami", brinca.
Para Augusta Fortunato, da Tia Augusta Turismo, a situação só foi tão boa em 86, durante o Plano Cruzado.
A assessoria de imprensa da Vasp diz que a procura por vôos para o Nordeste e para o exterior aumentou 55% em relação ao mesmo período de 94. Já não há mais lugares para o Nordeste e Florianópolis (SC).
Os números da Transbrasil também mostram que, enquanto o mercado doméstico está ``morno", o internacional se aquece.
Seus aviões estão viajando com apenas 60% dos lugares ocupados, contra 70% em 94. Por outro lado, a empresa já tem programados oito vôos extras para Miami em julho.
Hotéis
Segundo Alfredo Lopes, presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o setor está sendo prejudicado pelo ``êxodo" dos turistas nacionais.
Ele afirma que, com os turistas preferindo ir para fora, os hotéis brasileiros estão apenas mantendo o movimento do ano passado.
Mas, diz Lopes, ainda é cedo para uma avaliação definitiva. ``Com a proximidade das férias, faltando passagens internacionais, as pessoas acabam viajando para algum lugar no Brasil mesmo."
Terminais
A Socicam, administradora dos quatro terminais rodoviários da cidade de São Paulo, prevê um aumento de 30% no movimento em comparação com o ano passado.
Em julho de 94, 1,8 milhão de passageiros deixaram os quatro terminais da cidade (Tietê, Jabaquara, Bresser e Barra Funda). Para esse ano, a Socicam espera 2,4 milhões de passageiros.
Segundo a empresa, o volume de passageiros em julho será igual ao de janeiro de 95.

Texto Anterior: Médico muda sexo de homem ilegalmente
Próximo Texto: Sobem pedidos de visto dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.