São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico muda sexo de homem ilegalmente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um médico de Brasília fez, em um hospital público, uma cirurgia ilegal: mudou o sexo de Valério José dos Santos, 22. O caso está sendo investigado pela polícia e pelo CRM (Conselho Regional de Medicina).
A cirurgia aconteceu no dia 25 de maio. O paciente, que usa o nome Walerie, teve testículos e pênis extraídos. A pele dos órgãos foi aproveitada para criar vagina e vulva no rapaz.
O cirurgião-plástico Antonio Lino de Araújo usou profissionais e equipamentos do Hospital Regional da Asa Norte e fez o prontuário de Valério. A diretora do hospital, Emy Resende, disse ter sido informada três semanas depois.
Ela acionou a polícia e o CRM, e só anteontem avisou o secretário de Saúde do Distrito Federal, João Abreu, sobre o caso. O médico não foi afastado. ``Seria um prejulgamento", disse Abreu.
A cirurgia fere o artigo 129 do Código Penal, que proíbe que se cause lesão corporal de caráter permanente a alguém e prevê pena de dois a oito anos de reclusão.
Para o presidente do CRM, Antonio Campos, Lino Araújo, que não quer falar com a imprensa, ``não foi movido por má-fé, mas por um misto de ignorância e piedade".
``O aspecto do paciente é de uma moça normal", disse Campos, que descarta, porém, a hipótese de hermafroditismo (duplo sexo), para o qual a extração do pênis seria permitida.
O resultado do inquérito deve sair em 15 dias. Só depois o CRM irá decidir se vai abrir processo ou não contra o cirurgião.
Valério dos Santos passa bem e não quer dar declarações.
Ontem, um grupo de cinco transexuais esteve no Congresso para fazer lobby (pressão) em favor da aprovação do projeto de lei que legaliza a cirurgia para troca de sexo no país.

Texto Anterior: Deputado pede esclarecimentos sobre encalhe
Próximo Texto: Viagens para exterior crescem 20%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.