São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tenta quebrar um tabu

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO A TERESÓPOLIS

O Brasil vai tentar quebrar um dos mais antigos tabus da Copa América: em 36 edições da competição, nunca venceu no exterior. Seus quatro títulos foram conquistados no Brasil.
O troféu da Copa América não foi disputado 36 vezes. Na verdade, foram 36 as edições do torneio sul-americano entre seleções.
Pelo menos sete vezes a competição não valeu a Copa, mas a Confederação Sul-Americana de Futebol reconhece a próxima edição como a 37ª.
Agora, México e EUA a disputarão como convidados. Ao todo, há 12 equipes.
A primeira competição sul-americana ocorreu em 1916. Só a partir de 1917 se distribuiu a Copa América. Atualmente, ela é realizada a cada dois anos. A Argentina é atual bicampeã: venceu em 91 (no Chile) e 93 (no Equador).
Neste ano a disputa ocorrerá entre os dias 5 e 23 de julho, no Uruguai. Na primeira fase, há três grupos com quatro equipes cada.
O Grupo B, do Brasil, reúne Equador, Peru e Colômbia. O Brasil estréia dia 7 contra o Equador. O Uruguai é o favorito no Grupo A e a Argentina, no C.
(MM)

Texto Anterior: Poloneses prometem atacar
Próximo Texto: Juninho é o diferencial do time de Zagallo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.