São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expansão é destaque do Step Note

EDUARDO MARQUES
ONOFRE TRINDADE JR.

EDUARDO MARQUES; ONOFRE TRINDADE JR.; MARCOS JOSÉ SANTANA; NIVALDI CALONEGO JR.; REGINA HELENA CARLUCCI SANTANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Everex Step Note é um notebook com processador 486DX2 de 50 MHz da Intel, que vem equipado com alguns recursos multimídia, como os três últimos notebooks analisados no convênio Folha-USP.
Um dos destaques do equipamento é sua capacidade de receber dispositivos que ampliam os recursos do notebook.
Uma das formas de expansão é a tradicional colocação de cartões padrão PCMCIA (do tamanho de cartões de crédito).
Os conectores padrão PCMCIA possibilitam a ligação de três tipos de dispositivos: cartão de memória, cartão para comunicação (fax/modem, adaptador de rede ou interface SCSI) e cartão de disco rígido em miniatura.
Outra possibilidade de expansão é a instalação de um módulo opcional de entrada/saída, que pode ser do tipo Ethernet, fax/modem, emulação terminal IBM 3270 ou interface de disco padrão SCSI.
Essa expansão é incorporada ao sistema pela substituição do leitor de disquetes de 3,5 polegadas (facilmente removível) por um dos módulos opcionais descritos.
Essa facilidade permite ao usuário expandir seu equipamento de uma forma mais completa, pois poupa os conectores PCMCIA para outros usos.
O Everex permite também a atualização do processador (até o 486DX4 de 100 Mhz) e do disco rígido (até 810 MBytes).
Sua tela colorida de cristal líquido, de 9,5 polegadas e matriz passiva, é de qualidade aceitável. A tela pode ser trocada por uma de matriz ativa, de melhor qualidade.
Uma característica importante do Step Note, que já foi apresentada no notebook Omnibook, da HP, é o congelamento de processamento, para reduzir o consumo de energia.
Há dois modos de congelamento. No primeiro, o processamento é suspenso, as informações são salvas no disco rígido e o sistema é desligado.
Quando o sistema é ligado novamente, o Bios detecta tal situação e automaticamente recupera o processamento no ponto em que foi suspenso. Essa operação é executada muito rapidamente.
Esse congelamento é feito opcionalmente pelo usuário ou automaticamente, antes que a bateria acabe, para evitar perda de trabalho no final da bateria.
Porém, nos testes executados no Everex Step Note, o salvamento automático falhou em aproximadamente 50% das vezes, apesar de o congelamento do processamento estar funcionando perfeitamente.
Nas falhas de congelamento automático, a bateria terminou antes do término do salvamento. Isso pode ter sido falha do circuito de detecção de carga da bateria ou da própria bateria. É recomendável testar essa característica no momento da compra.
No segundo modo de congelamento, o computador permite o congelamento do processamento caso não seja efetuada nenhuma operação durante um período de tempo programado antecipadamente pelo usuário.
A informação é salva em memória e o processo suspenso até que seja efetuada nova operação.
Outros recursos para economizar energia são o desligamento da tela e a possibilidade de programar a unidade para reduzir o tempo em que o motor fica ligado.
A combinação desses elementos afeta diretamente o tempo de utilização da bateria. A duração da bateria é razoável -nos testes, duas horas e meia, com uso intenso.
A qualidade técnica dos manuais que vêm com o notebook é impecável, mas estão todos em inglês. A qualidade elétrica e mecânica do produto é boa.
Quanto ao desempenho do processador, o Step Note ficou dentro da média dos outros notebooks 486 já testados.
O Everex Step Note é um notebook bastante atrativo por suas características, sua ótima capacidade de expansão e sua robustez, mas a um preço relativamente alto.

Colaboraram MARCOS JOSÉ SANTANA, NIVALDI CALONEGO JR. e REGINA HELENA CARLUCCI SANTANA.

Texto Anterior: Mais memória para o micro
Próximo Texto: CONHEÇA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.