São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banho de loja renova seu micro

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O seu micro usado não está perdido. Velhos 386 ou 486 de primeira geração podem ganhar vida nova com um bom banho de loja.
Conforme o modelo, seu micro pode até virar um Pentium, a linha mais rápida da Intel.
Envenenando a máquina, trocando partes e componentes, você pode dar sobrevida a seu micro, extraindo dele o máximo de produtividade.
A queda do preço das peças que compõem um computador chega a cerca de 50%, um bom motivo para investir na recauchutagem.
Há duas receitas para a renovação de um equipamento. Ambas levam ao mesmo resultado: o computador fica com melhor desempenho e ganha mais velocidade.
Com isso, pelo menos por um tempo você não vai ter dores de cabeça ao ler mensagens na tela do monitor indicando memória insuficiente na máquina ou espaço insuficiente no disco rígido para um programa.
A primeira alternativa é trocar a placa principal do seu computador. É nessa peça que ficam acoplados o chip e o barramento (bus).
O barramento é uma via por onde trafegam os dados para dentro e para fora do chip.
Ao trocar a placa do micro, você estará fazendo uma substituição e passando para um PC com maior capacidade de processamento.
A segunda opção é substituir apenas o chip da placa. Você tira o processador original e espeta outro mais rápido. Essa forma é conhecida por overdrive e só pode ser feita em micros que venham preparados de fábrica.
Com o micro envenenado, você vai poder, por exemplo, trabalhar com imagens de desenhos tridimensionais e fotografias coloridas com mais rapidez. Para profissionais de artes gráficas, é um alívio.
Máquina com melhor desempenho não significa apenas um chip (também conhecido como cérebro do computador) mais rápido.
Outros componentes são imprescindíveis para envenenar a máquina. Mais capacidade de memória é um dos principais itens para conseguir trabalhar com vários programas ao mesmo tempo, sem perda de velocidade.
Aumento de capacidade de armazenamento de dados é mais um ingrediente que tem de ser pesado na balança na hora de investir em uma máquina mais potente.

LEIA MAIS
sobre atualização de microcomputadores na pág. 6-6

Texto Anterior: O NÚMERO; Intel fatura US$ 11,52 bi em 94; Loja nos EUA vende chip 486 por US$ 279
Próximo Texto: Máquina 486 de advogado já foi 386 e 286
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.