São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça cópias de segurança compactas e evite tragédias

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ninguém gosta de tragédias, mas elas acontecem. Pane em disco rígido pode apagar informações armazenadas por anos, deixar sem vestígios projetos importantes.
Para não ter que chorar o dado perdido, o caminho é fazer cópias de segurança do disco rígido, de alguns diretórios ou arquivos.
O meio já pode estar dentro da sua máquina. Além dos comandos para a reprodução simples de arquivos, o ``MS-DOS" (sistema de controle do micro, desenvolvido pela Microsoft), a partir da versão 6.0, e o ``Windows" incluem o ``Backup", programa para cópias, compactadas ou não.
Acompanhe os passos para usar o ``Backup" do ``MS-DOS":
1- Ligue o micro. Ao lado do c:/, digite msbackup e pressione enter. Na primeira utilização, o soft vai pedir para ser configurado. Marque OK a cada questão.
Se você não tem mouse, utilize a tecla tab para mudar de linha ou campo da tela e a barra de espaço para selecionar itens.
2- A tela apresenta as opções copiar, comparar, restaurar, configurar e finalizar. Selecione copiar.
3- Na tela seguinte, indique a unidade de disco para a qual será feita a cópia (A ou B) e marque a opção selecionar arquivos.
4- Aparece a raiz do disco rígido com todos os diretórios, subdiretórios e arquivos. Selecione o que vai copiar. Um documento do ``Word" para ``Windows", por exemplo, pode ser copiado pelo ``MSBackup" do ``MS-DOS". Marque OK.
5- Agora, escolha iniciar cópia. O tipo de cópia pode ser completa, incremental (atualiza cópia pronta acrescentando os novos arquivos) ou diferencial (atualiza arquivos pela data da alteração).
6- Se seu disquete já tem arquivos gravados, aparece um aviso com a lista deles perguntando se você quer sobrescrever ou usar outro disco. Faça sua escolha.
7- Feita a cópia, o programa oferece um relatório do que fez, atualiza o catálogo (índice) e volta à tela inicial.
8- Para maior segurança, após a cópia, compare seus dados com os do original. Selecione comparar e, na tela seguinte, os arquivos e diretórios objetos da comparação.
9- Para restaurar a cópia, entre no ``Backup" e escolha restaurar no menu inicial. Informe onde será feita: se no local de origem ou em outras unidades ou diretórios. Selecione os arquivos a restaurar e marque iniciar restauração.
No ``Windows", o programa integra o grupo Ferramentas Microsoft. Se não estiver lá, saia do ``Windows", coloque o primeiro disquete do ``MS-DOS" no leitor e digite config /e.
Há incompatibilidade entre versões. Com a mudança de algoritmo (conjunto de regras e processos), a versão 6.22 do ``MS-DOS" não restaura os arquivos compactados nas versões anteriores.
Para evitar dissabores na troca pela nova versão, desmarque compactar na versão antiga. Ela é uma das opções da tela inicial.
Para saber qual é o modelo do seu MS-DOS, digite ver depois do c:. Consulte também os botões de ajuda do programa ou o terceiro capítulo do manual do ``MS-DOS".

PARA SABER MAIS
MICROSOFT: tel. (011) 871-0090

Texto Anterior: Sistema cria assinatura digital
Próximo Texto: Conheça soft compactador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.