São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema cria assinatura digital

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de companhias norte-americanas apresentou na semana passada uma proposta para identificação eletrônica na Internet, o Digital ID.
Com esse sistema, documentos eletrônicos, transações financeiras e correspondência transmitida por redes de computador teriam o equivalente a um envelope inviolável, com assinatura digital.
O padrão proposto saiu da Verisign, uma empresa californiana.
É uma alternativa ao sistema de verificação do governo dos EUA, o DSS (Digital Signature Standard, padrão de assinatura digital). Esse tipo de sistema seria usado em votações eletrônicas via rede de computadores, por exemplo.
Entre as companhias que apóiam o Digital ID estão Intel, Microsoft e Sun Microsystems.
O Digital ID viria embutido em programas, incluindo os principais sistemas operacionais.
Também estaria presente em computadores ligados à Internet, funcionando como uma ligação para o serviço de autenticação da Verisign. As mensagens seriam privadas e ilegíveis por quem não estivesse autorizado.
Apoiada na confiança concedida por seus patrocinadores, a Verisign funcionaria como uma autenticadora independente, emitindo "certificados de identidade.
A alternativa do governo, o DSS, também certifica mensagens, mas não protege a privacidade do usuário.
(ME)

Texto Anterior: Banco será provedor de acesso
Próximo Texto: Faça cópias de segurança compactas e evite tragédias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.