São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Príncipe do Qatar derruba o pai e emir promete retomar o poder

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O príncipe herdeiro do Qatar, Hamad bin Khalifa al Thani, 47, tomou o cargo de seu pai na madrugada de ontem e se declarou o novo emir do país.
O emir deposto, Khalifa bin Hamad al Thani, 65, em viagem à Suíça, disse que continua sendo o líder do Qatar e que retorna em breve para retomar o poder, ``custe o que custar".
O príncipe Hamad afirmou que deu o golpe por causa das ``circunstâncias difíceis" do país.
O Qatar fechou a fronteira com a Arábia Saudita e pôs em alerta duas brigadas de fronteira.
O golpe ocorreu depois de semanas de brigas entre pai e filho. O emir Khalifa queria cortar poderes concedidos ao filho nos últimos três anos.
Diplomatas árabes disseram que pai e filho discordavam sobre disputas territoriais do país com a Arábia Saudita e Bahrein.
Jordânia e Omã foram os únicos países árabes a reconhecerem oficialmente o novo emir. Reino Unido e EUA também o fizeram.

Texto Anterior: UE fará acordo com a Rússia
Próximo Texto: Médicos vão operar Contreras de hérnia; Ladrões tomam 20 reféns em Berlim; Colonos judeus ocupam novas terras; Taiwan oferece verba por vaga na ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.