São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e CUT apostam em adesão da classe média contra desindexação

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

As direções do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) se reúnem na próxima quarta-feira para traçar um plano de combate à medida provisória (MP) que desindexou o salário.
O PT acredita que, pela primeira vez desde a adoção do Plano Real, existe a possibilidade de mobilizar uma parcela da população contra uma proposta do governo.
A avaliação da MP foi feita em reunião do Diretório Nacional do PT. ``A MP demonstra o caráter do governo e que os trabalhadores vão pagar as contas da campanha eleitoral", disse o secretário-geral do PT, Gilberto Carvalho.
Luiz Inácio Lula da Silva incentivou a decisão de sair ``batendo" na MP. Lula acha que, além dos sindicatos de trabalhadores, a classe média pode ser atraída para o combate à desindexação.
No raciocínio de Lula, a classe média vai sentir o arrocho salarial ao constatar que aluguel, mensalidade escolar e impostos continuam com indexadores, ao contrário do salário. ``O arrocho no salário e no consumo servirá mais uma vez para manter a estabilização econômica", acha Carvalho.
A proposta cutista de gatilho salarial assim que a inflação chegar ao acumulado de 6% será endossada num projeto que será apresentado pela bancada do PT na Câmara.

Texto Anterior: Correção foi criada em 64
Próximo Texto: Grupo quer definição de Lula sobre direção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.