São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correção foi criada em 64

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Criada em 1964 para permitir que o governo se financiasse sem emissão de moeda -mas através da venda de títulos públicos remunerados-, a correção monetária se alastrou por toda a economia brasileira em pouco tempo.
Ela era o principal item da política econômica do governo Castello Branco, comandada pelos ministros Roberto Campos (Planejamento) e Otávio Bulhões (Fazenda).
O corte nas despesas estatais também foi adotado para estabilizar a economia. Mas a dupla Campos/Bulhões entrou para a história econômica do país como a criadora da correção monetária.
As empresas absorveram o mecanismo para corrigir seus balanços, pois conseguiam reduzir o valor de impostos pagos a cada ano reajustando suas despesas -uma vez que as receitas já eram automaticamente ajustadas pela inflação.
O mercado financeiro também passou a utilizar a correção para remunerar aplicações e, assim como o governo, atrair investidores.

Texto Anterior: Criador da indexação quer agora o seu fim
Próximo Texto: PT e CUT apostam em adesão da classe média contra desindexação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.