São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balonistas recrutam adolescentes

CÉLIA ALMUDENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você leu ``Volta ao Mundo em 80 Dias", de Júlio Verne, e ficou fissurado para voar em uma balão de ar quente, chegou sua vez de realizar seu sonho.
Segundo Antônio Carlos Hays Marques, o Caco, do Clube Americana de Balonismo, o esporte está urgentemente precisando de novos talentos.
Caco, que também está organizando o Campeonato Sul-brasileiro, diz que os jovens são muito bem-vindos no balonismo. Ele quer recrutar adolescentes tanto para voar quanto para participar das equipes de resgate.
Como os balões de ar quente não são dirigíveis, cada vôo é acompanhado por uma equipe em terra. Ninguém sabe com certeza onde o balão vai pousar, por isso a equipe de resgate acompanha todo o vôo.
Às vezes, a equipe de resgate tem que percorrer estradas ``imaginárias", atravessando pastos, rios e outros obstáculos que surgirem. Assim, participar da equipe de resgate já é uma verdadeira aventura. Voar então, nem se fala. Mas para pilotar balões é preciso ter mais de 18 anos.
Além do curso oferecido pelo Clube Americana (veja informações acima) sempre é possível arrumar uma ``carona".
O passeio com o pessoal do Clube Americana ou com a moçada da Associação Brasileira de Balonismo, por exemplo, custa em média cerca de R$ 150.
Para ir se acostumando com a atividade, você pode ir a Maringá, norte do Paraná, e assistir o campeonato que vai rolar por lá. Cerca de 45 balões devem se reunir para a prova.
O ``evento" mais legal para o leigos deve ser o Night Glow, que vai acontecer no final do campeonato, dentro do estádio de futebol da cidade.
Nessa apresentação os balões são inflados e ficam brilhando na escuridão. Dizem que o visual é muito legal e bem viajante.
(CA)

Texto Anterior: BALONISMO
Próximo Texto: Acampar é opção barata para viajar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.