São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra de Mestre Ataíde volta ao Caraça

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A ``Santa Ceia", maior tela de Mestre Ataíde (Manoel da Costa Ataíde), considerado o principal pintor do período colonial brasileiro, vai retornar ao Colégio do Caraça, em Santa Bárbara (a 112 km de Belo Horizonte, MG).
A Secretaria Estadual de Cultura estuda a possibilidade de exibir a tela no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, antes de devolvê-la ao Caraça.
Durante cerca de um século, a obra ficou exposta no refeitório do colégio, onde recebeu os efeitos da umidade, da claridade e da fumaça da cozinha.
Há três anos, foi transportada para o Cecor (Centro de Conservação e Restauração de Obras de Arte) da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Ela apresentava vestígios de fuligem, mofo e poeira. A tela estava rasgada em alguns pontos, em consequência de uma queda sobre um objeto pontiagudo.
A obra, que mede 4,67 metros de largura por 2,73 metros de altura, levou um ano e meio para ser restaurada.
No canto direito do quadro, pode-se ler: ``Ataíde fez no ano de 1828". Pesquisadores do Cecor descobriram que a assinatura não foi feita por um pintor alemão que visitou o Caraça no final do século passado, conforme se acreditava.
Estudos mostraram que a assinatura é da mesma época em que o quadro foi feito. ``Provavelmente é do próprio Mestre Ataíde", diz Gislaine Randaso Teixeira Moura, diretora do Cecor. Segundo ela, o valor da obra é incalculável.
A ``Santa Ceia" poderá ser vista, a partir do agosto, na Igreja do Caraça, onde ficará exposta temporariamente, antes de ser transferida para a biblioteca do colégio, que vai passar por adequações para recebê-la definitivamente.

Texto Anterior: `Rá-Tim-Bum' faz sucesso em livro e vídeo
Próximo Texto: `Studio' contrapõe Godard a Spielberg
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.