São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputada quer prisão para ofensas racistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A deputada Telma de Souza (PT-SP) apresentou um projeto de lei pedindo punição com pena de reclusão de um a três anos para quem praticar crimes de injúria, calúnia ou difamação usando ``elementos referentes à cor e à raça".
Em sua exposição de motivos, a deputada esclarece que tomou a iniciativa depois de ler o caderno especial sobre racismo publicado pela Folha no último dia 25.
O caderno esclareceu que a lei 7.716 de 1989, que define o racismo, só pune os atos racistas (impedir alguém de fazer alguma coisa por causa da cor de sua pele), mas não pune a manifestação de opiniões racistas.
O caderno trouxe uma pesquisa Datafolha que apontou a existência de um ``racismo cordial" no país. Embora a maior parte dos entrevistados afirme não ter preconceito, 87% dos não-negros demonstraram algum tipo de preconceito. Por exemplo, 48% concordaram com a expressão de que os negros ``bons" são os de ``alma branca".

Texto Anterior: Paiva não pode ser nome de rodovia
Próximo Texto: SAE contestará suspensão de contrato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.