São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entrosamento será a arma

Time une juventude e experiência em 2 anos de preparação

MARCELO DAMATO
DO ENVIADO AO URUGUAI

A seleção do Paraguai chega à Copa América embalada pelos resultados da fase de treinamento.
Dirigidos pelo técnico Ladislao Kubala, os paraguaios acreditam que podem chegar em segundo lugar no Grupo A e ir até as semifinais da competição.
O resultado não seria uma surpresa completa. A seleção paraguaia é a que melhor une experiência internacional e juventude.
Os jogadores têm média de idade inferior a 25 anos. A maioria deles já tem dois anos de estrada com a camisa alvi-rubra.
Em 93, no seu batismo, a seleção paraguaia deixou escapar por um gol a segunda colocação no Grupo B das eliminatórias sul-americanas da Copa dos EUA, que foi ocupada pela Argentina.
Neste ano, conseguiu algumas surpresas: bateu o Chile em Santiago e endureceu um jogo contra a Argentina, no país adversário, embora tenha perdido por 2 a 1.
Na atual equipe, há vários destaques: o zagueiro Gamarra, que esteve nos planos do São Paulo, o atacante Richard Báez, do Olímpia, e o meia Roberto Acuña, do Boca Juniors.
Mas o ponto forte é o entrosamento do time. A equipe se conhece há dois anos.
Embora o técnico tenha mudado, o estilo de jogo é o mesmo.
O Paraguai joga com quatro defensores, quatro jogadores no meio-campo e outros dois na frente, com ênfase na defesa e um contra-ataque rápido.
O maior problema da seleção é que Kubala levou a sério a promessa de barrar os jogadores mais experientes.
Não só afastou as superestrelas (como o goleiro Chilavert, do Vélez Sarsfield), como ignorou jovens que atuam no exterior, especialmente o meia Guido Alvarenga, do Mandiyú (Argentina).
Uma das poucas exceções foi o goleiro Ruiz Díaz, que atua no México.
(MD)

Texto Anterior: Meia Juninho é destaque tático dos brasileiros
Próximo Texto: Báez promete se `mexer' para confundir rivais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.