São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Falta de organização prejudica transplante'

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Saúde, Adib Jatene, disse ontem que falta organização por parte das secretarias estaduais na captação de órgãos para transplante.
Ele abriu oficialmente a Exposaúde 95, no Palácio de Convenções do Anhembi (zona norte de SP). Também estavam presentes os ministros da Saúde do Uruguai, Alfredo Solari, e do Paraguai, Andrés Morales.
A lei federal, disse Jatene, determina que casos de morte cerebral sejam comunicados às Secretarias Estaduais da Saúde.
Segundo Jatene, ``a maior parte das secretarias ainda não se organizou para receber essas informações". ``Antes de transformar compulsoriamente as pessoas em doadores, temos muito a caminhar no sentido de organizar o serviço de captação", disse Jatene ao comentar o projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
O projeto, já aprovado pelo Senado, prevê que quem não quiser ser doador potencial de órgãos deve deixar seu desejo expresso na carteira de identidade ou na de motorista.
Jatene não apóia, mas disse que não é contra o projeto. Para o ministro, a recusa das famílias em permitir que os órgãos de um parente sejam retirados não ultrapassa 20%.

Texto Anterior: Meningite faz primeira vítima do ano em São José
Próximo Texto: Maluf vai cobrar diferença do IPTU de 92
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.