São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços municipais serão expressos em real

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Até o fim deste mês, o prefeito Paulo Maluf deve baixar um decreto para que todas as multas e serviços municipais tenham seu valor expresso em reais.
O anúncio foi feito ontem pelo secretário Celso Pitta (Finanças). A medida tem como objetivo adequar a situação do município à medida provisória do governo federal que desindexou alguns setores da economia.
Desindexar, no jargão dos economistas, significa não usar índices para reajustar preços.
No caso de São Paulo, multas e serviços eram reajustados com base na variação da UFM (Unidade Fiscal do Município).
A multa para quem fumar em uma repartição pública, por exemplo, será convertida de dez UFMs para R$ 351,00. A partir do decreto do prefeito, ela não sobe mais.

Impostos
Isso não vale para os impostos -IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto sobre Serviços)- e taxas municipais.
A UFM, que é reajustada todo mês, servirá de base para a cobrança dos impostos e taxas até dezembro de 95.
A partir de janeiro do próximo ano, a UFM será extinta. ``Aí, o IPTU e os outros impostos serão expressos em real", afirmou Pitta.
Segundo ele, a desindexação não trará prejuízos para a prefeitura. ``Nossa aposta é na estabilidade", disse o secretário.
A Ufir (Unidade Fiscal de Referência), que será reajustada semestralmente a partir de 96 pelo governo federal, servirá de referência para a correção dos débitos dos contribuintes.
Quem não pagar o IPTU na data correta terá a sua dívida corrigida pela variação da Ufir. (CA)

Texto Anterior: Imposto terá alíquota única no ano que vem
Próximo Texto: Fiscais multam 1.346 veículos por fumaça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.