São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxímetro utiliza Real em 120 dias

DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Governo fixa prazo para taxistas se adaptarem; valor da tarifa depende de prefeituras
Os motoristas de táxis terão um prazo de até 120 dias para adaptar os taxímetros de seus veículos ao real. Os motoristas que não cumprirem este prazo pagarão uma multa -ainda não estipulada.
Hoje, os taxímetros registram o preço final da corrida em UTs (Unidades Taximétricas), que são convertidas para o real por meio de uma tabela.
A MP (medida provisória) com ajustes ao programa de estabilização eliminou a UT ao determinar que todos os preços da economia devem ser expressos em real, mas não estipulou prazo para a adaptação dos taxímetros.
O prazo foi acertado ontem entre o diretor do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), Roberto Guimarães, e técnicos da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
O prazo máximo de 120 dias vale principalmente para grandes cidades, como São Paulo, que possui cerca de 45 mil táxis, segundo Guimarães.
O processo de conversão nos taxímetros é demorado porque cada prefeitura tem que comunicar ao fabricante do aparelho o valor da tarifa.
Um novo programa será fabricado para o taxímetro e o automóvel deve ficar na oficina para que seja feita a adaptação, segundo Guimarães.
Cidades menores deverão inutilizar as tabelas em UT e apresentar a conta em real antes de 120 dias, porque possuem poucos táxis.
Segundo Guimarães, o prazo de 120 dias deverá ser normatizado por portaria até o final dessa semana.
Os valores das tarifas de táxis são estipuladas pelas prefeituras municipais. Até agora, o secretário de Acompanhamento Econômico, José Milton Dallari, tem negociado reajustes escalonados para evitar um impacto acumulado no índice da inflação.
Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos, Natalício Bezerra Silva, em São Paulo há seis oficinas autorizadas pelo Ipem a fazer a conversão nos taxímetros.
A bandeirada inicial do táxi está valendo R$ 2,60 na cidade. A UT vale R$ 0,65.

Texto Anterior: Plataforma no RN explode e deixa 1 morto
Próximo Texto: Blitz fecha 13 lojas de gás de cozinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.