São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Show de Laurie Anderson encerra evento

JAIR RATTNER
DE LISBOA

O concerto multimídia "The Nerve Bible", de norte-americana Laurie Anderson, encerra hoje (5/7) o evento "Mistérios de Lisboa", que contou com mais de 120 shows, filmes, exposições e performances desde junho.
O espetáculo tem como tema o tempo: "Para mim, `The Nerve Bible' é sobre a forma como vemos o tempo, com muitas imagens ligadas a isso, como um pequeno despertador, um código de tempo e metrônomos, contou Laurie, que tornou-se famosa com os discos "Mr. Heartbreak" e "Home of the Brave".
O espetáculo junta um show de duas horas e computadores. Na entrada do Coliseu, vão estar colocados vários equipamentos com o CD-ROM "Public Motel", criado por Laurie. O CD-ROM conta com mais de 12 horas de música, com imagens e histórias virtuais.
"The Nerve Bible" também procura ser um trabalho visual, com imagens em telas em movimento. O nome do show é uma metáfora que relaciona o ser humano com um livro.
"O espetáculo conta histórias sobre o corpo como um livro vivo. Chamei de bíblia porque é um livro que tem um começo e um fim muito definidos." O show conta com uma pequena parte traduzida para o português, que Laurie lê através do alfabeto fonético, uma forma encontrada para aproximar o público dos conteúdos.
Na música "Mundo Sem Fim", sobre a memória, Laurie usa uma câmara de vídeo colocada na ponta do arco do seu violino, com a imagem projetada num telão. "Muitos shows ao vivo usam vídeos, mas isso é como colocar a performance numa TV, em que tudo fica simpático e esterilizado. Este vídeo é em tempo real, mas com uma superposição de imagens que funciona com um filtro", explica.
Laurie conta como chegou a trabalhar com Marisa Monte, em Nova York: "Foi um acaso. Estávamos trabalhando no mesmo estúdio. Ela me chamou para participar do disco dela. Depois fui eu que a chamei para fazer um vocal para o meu disco".

Texto Anterior: `Casseta & Planeta' satiriza onda esotérica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.