São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
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Computadores ficam mais fáceis de usar

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de computadores sabem do potencial de consumo de uma família classe média. Prova disso é o número de lares norte-americanos em que esse equipamento está presente: 33,7 milhões.
Para conquistar esse público, a indústria busca uma fórmula mágica. Já oferece programas, folhetos e fitas de vídeo para familiarizar o iniciante e facilitar sua entrada no mundo da informática.
Tudo começa com a embalagem que acompanha o computador. Alguns fabricantes tomaram o cuidado de incluir na caixa um pôster, que traz ilustrações de como proceder para conectar fios e fazer uma instalação adequada.
Ao ligar o computador, o usuário não corre mais o risco de ficar olhando para a tela sem entender nada. No Brasil, pelo menos cinco fabricantes incluem em seus produtos um programa de orientação ao iniciante (leia quadro ao lado).
Desde o ano passado, IBM e Compaq têm máquinas com programas que dão dicas de como operar.
O usuário entra em uma espécie de navegador que ensina os primeiros passos, desde como fazer uma cópia de segurança a montar tabelas financeiras.
Neste ano, a Itautec aprimorou seu programa que ensina o leigo a explorar a máquina. Telas auto-explicativas mostram como funciona o computador. A Microtec lançou em junho dois modelos de micro que vêm com fita de vídeo para ensinar a manusear a máquina.
A Olivetti promete para agosto um micro com programa que indica os primeiros passos para explorar os recursos.
A Packard Bell, líder em vendas nos EUA de computadores para usuário doméstico, deve também entrar no mercado brasileiro e tem planos para produzir máquinas no país.

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