São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decon tem 40 casos por dia

DANIEL JAPIASSU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Decon (Departamento Estadual de Polícia do Consumidor) registra, todos os dias, 40 novos casos de fraudes e abusos contra o consumidor.
``O consumidor parece estar satisfeito com o nosso trabalho", diz o Delegado de Polícia da Assistência Policial do Decon, Marco Antonio Cicone, 40.
Segundo ele, a simples existência de um departamento exclusivamente voltado à defesa do consumidor simplifica casos que poderiam se arrastar por meses.
O Decon registra a queixa e investiga sua pertinência. A partir daí, acusado e reclamante tentam chegar a um acordo. Se não houver, o processo será encaminhado ao Fórum e irá a julgamento.
O crescimento das queixas levou o Decon a inaugurar, no dia 15 de março (Dia Internacional do Consumidor), um departamento de informática que arquivará em disquetes os processos instaurados.
``A informatização de dados e arquivos policiais facilitará o atendimento aos contribuintes", explica o delegado.
Além de Decon e Procon, o consumidor pode apelar para a Promotoria de Justiça do Consumidor e ao Idec, especialmente em casos de interesse coletivo.

Texto Anterior: Empresa cobrava por ligação
Próximo Texto: Qual a função do servidor?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.