São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é um banco de dados

Pergunta: "O que é banco de dados e quais as ferramentas necessárias para montar um banco de dados?"
(Walter Santos, Vitória - ES)

Resposta: O banco de dados é um conjunto de informações armazenadas para obter resultados de pesquisas de forma rápida, confiável e eficiente.
Sua forma informatizada é obtida por meio de um programa que tem como função controlar o armazenamento das informações.
Os dados são arquivados em forma de registros e campos, formando uma tabela, que pode ter um, alguns ou até milhões de registros.
Para entender melhor, vamos fazer uma comparação. Imagine um arquivo de aço com duas ou três gavetas, daqueles que se usam nos escritórios, e mais a secretária que o arruma. O conjunto pode ser comparado ao SGBD (sistema gerenciador de bancos de dados).
Cada uma das pastas guardadas nesse armário é semelhante a uma tabela ou arquivo de dados. As fichas são comparáveis aos registros. Os campos seriam cada um dos espaços a se preencher na ficha, por exemplo a ficha de cadastro de uma loja.
Nome, endereço e telefone são exemplo de campos.
Para montar um banco de dados informatizado é necessário, em primeiro lugar, estudar uma forma lógica de montar os relacionamentos entre os dados das tabelas. O objetivo é não repetir informações, pois isso gera redundância, impedindo que se consigam resgatar os dados armazenados.
Todo esse processo, trabalhoso no começo, mas que acaba compensando no final, é chamado de análise de dados. Faz parte do desenho da base de dados.
Feito isso, um programa que possa realizar as tarefas de controle dos dados (no exemplo, a secretária) é usado para o trabalho de inserir, consultar, apagar e modificar as informações.
Alguns exemplos de programas que podem ser usados para criação de bancos de dados: ``dBase", ``Oracle", ``Access", ``FoxPro", ``Dataflex" e muitos outros.
A escolha deve ser determinada pela análise de dados. A criação de um banco de dados é um trabalho cativante. Há muitos livros sobre esse assunto nas livrarias especializadas.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O fax é (011) 223-1644.

Texto Anterior: Qual a função do servidor?
Próximo Texto: Empresas adaptam o serviço ao consumidor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.