São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça Federal analisa denúncias contra ex-diretores do Banespa

DA REPORTAGEM LOCAL

A Justiça Federal em São Paulo está analisando as denúncias criminais contra quatro ex-vice-presidentes do Banespa no governo Orestes Quércia (1987/91). As denúncias criminais foram oferecidas à Justiça pelos procuradores da República Maria Luíza Duarte e José Eduardo de Santana.
Os quatro ex-vice-presidentes são o banqueiro Antônio Hermann Dias Menezes, o advogado Pedro Luiz Ferronato e os economistas Ricardo Dias Pereira e Waldemar Camarano Filho.
Ontem, o juiz Fausto Martin estava analisando a denúncia contra Hermann e Dias Pereira. Sua decisão deve sair hoje. A juíza Silvia Maria estava analisando a denúncia contra Ferronato e Câmara Filho e sua decisão deve sair até amanhã.
Se a denúncia for recebida é marcado o interrogatório dos denunciados (que passariam a réus). Se for rejeitada, a Procuradoria pode recorrer ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP/MS).
A denúncia foi encaminhada à Justiça a partir do pedido feito pelos interventores do Banespa nomeados pelo Banco Central em 30 de dezembro de 94. Há outras 19 representações sendo analisadas pela Procuradoria em São Paulo.
Segundo os procuradores, os ex-vice-presidentes participaram de quatro operações de empréstimo ao governo do Estado em 1990. Na ocasião, uma resolução do Banco Central permitia que os governos estaduais recebessem empréstimos por meio de operações denominadas ARO (Antecipação de Receita Orçamentária).

Texto Anterior: Conselheiro quer que banco aponte culpados
Próximo Texto: Senado ensina como aparecer na mídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.