São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscalização vai usar oito bafômetros próximo a bares

DA REPORTAGEM LOCAL

O CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) começa a usar amanhã oito bafômetros para ajudar a fiscalização em São Paulo.
O bafômetro é um aparelho que mede, pelo hálito, a quantidade de bebida alcoólica ingerida pelos motoristas.
Os aparelhos, fornecidos pelo Detran, serão usados nas operações que o CPTran costuma fazer nos bairros onde há ``barzinhos" frequentados por jovens, como Vila Madalena, Lapa (zona oeste) e Jardins (região central), e nas marginais, perto dos radares que medem excesso de velocidade.

Multa
O Conselho Nacional de Trânsito prevê a aplicação de multa (R$ 56,48) para quem dirige embriagado. Em caso de reincidência, pode haver a suspensão da carteira de motorista, por prazo de um a doze meses ou até em definitivo, e a apreensão do veículo.
Segundo o Ministério dos Transportes, a ingestão de bebida alcoólica é a causa de 50% dos acidentes no Brasil -o que significa 28 mil mortes e 119 mil feridos por ano.
O teor máximo de álcool permitido por lei para motoristas é 0,4 miligrama por litro de ar expelido dos pulmões. A quantidade de bebida necessária para que esse grau seja atingido varia com o metabolismo, o peso e os hábitos alcoólicos da pessoa.
O motorista não é obrigado a se submeter ao teste do bafômetro. Se ele recusar, mas a autoridade de trânsito notar algum indício de embriaguez, ele pode ser levado a uma delegacia, onde é obrigado a fazer um exame médico para detectar o estado de embriaguez, explica o CPTran.
Segundo a polícia, sem o bafômetro fica quase impossível perceber se o motorista está embriagado em mais de 50% dos casos.

Texto Anterior: São Paulo tem maior apreensão de maconha
Próximo Texto: Obra interdita avenida República do Líbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.