São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Batman procura um divã para enfrentar o passado

Terceiro filme da série estréia amanhã no Brasil

RICARDO CALIL
DA REDAÇÃO

Filme: Batman Eternamente
Direção: Joel Schumacher
Elenco: Val Kilmer, Jim Carrey, Tommy Lee Jones, Nicole Kidman, Chris O'Donnel, Drew Barrymore
Onde: a partir de amanhã nos cines Marabá, Metrópole, Bristol, Top Cine, Paulista 4, West Plaza 3, Morumbi 1 e 3, Ibirapuera 1 e 3 e circuito

``Batman Eternamente", terceiro filme da série, que estréia amanhã no Brasil, rastreia os dois passados do personagem: a infância de Bruce Wayne, o homem que se traveste de morcego, e as origens do herói nos quadrinhos.
Transfigurado nos dois primeiros filmes pela visão de Tim Burton -que adaptava a história ao seu universo dark e fabular-, Batman volta a ter uma história.
Sob direção de Joel Schumacher (e produção de Burton), o novo Batman pode remeter tanto aos quadrinhos originais de Bob Kane, que ressaltavam os aspectos heróicos do personagem, como à série de TV dos anos 60, que empresta um pouco do seu humor ``camp" aos vilões deste episódio.
Mas não espere ``pows", ``zapts" ou outras onomatopéias desenhadas na tela. ``Batman Eternamente" lembra ainda o ``Cavaleiros das Trevas", atormentado pelo passado e pela solidão, dos quadrinhos de Frank Miller.
A volta de Robin (Chris O'Donnel), descartado nos filmes dirigidos por Burton, ajuda a reforçar a impressão de déjà vu.
``Batman Eternamente" trocou a carga autoral pela referencial e, principalmente, pela diversão. Com isso, o filme bateu o recorde de bilheteria no primeiro fim-de-semana nos EUA (US$ 53 milhões) e transformou o herói em uma espécie de ``Máquina Mortífera" traumatizada e anabolizada.
Como sintoma da mudança, Batman procura o analista neste filme, embora esteja mais interessado na cama da psicóloga Chase Meridian (Nicole Kidman) do que em seu divã.

Bat-vilões
Mais do que a solidão, uma sina persegue Batman: tornar-se coadjuvante de seus vilões. No primeiro filme, foi o Coringa de Jack Nicholson. No segundo, o Pinguim (Danny DeVito) e a ambígua Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer).
Cansado do quase-anonimato da roupa de borracha preta, Michael Keaton desistiu do papel. Seu substituto, Val Kilmer, também não teve trabalho fácil.
Para os papéis dos vilões Charada e Harvey Duas Caras, foram escolhidos dois nomes do momento, Jim Carrey (``O Máskara", ``Débi & Lóide") e Tommy Lee Jones (``O Fugitivo").
Mais uma vez, elez reduzem Batman a uma pilha de traumas. Mas, como planejava o diretor Joel Schumacher, uma pilha de traumas mais sexy e ``cool" na pele de Kilmer.

Próximo Texto: Novo filme serve água com açúcar no inferno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.