São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judô marca carreira artística

CELSO FIORAVANTE

Em Madri
Filho de pais artistas plásticos, Yves Klein nasce em Nice em 28 de abril de 1928.
Dá os primeiros sinais de sua futura fixação pela monocromia azul em 1948. Depois de se tornar membro da sociedade rosa-cruz (seita de esclarecidos surgida na Alemanha no século 17), pinta de azul uma das paredes do porão que usava com amigos para meditar.
A capa de seu livro rosa-cruz também é azul. ``Isso é muito importante, é a condição da pintura", declara.
No mesmo ano, pinta uma camisa com as marcas de suas mãos e pés, um aceno à sua futura série ``antropomórfica", em que as obras eram realizadas a partir do contato do corpo humano pintado com o suporte da obra.
Klein também se dedica ao judô, esporte em que, segundo o artista, o corpo encontrava um ``espaço espiritual" a partir de uma experiência física e sensorial superior. Essa mesma experiência ``sublime" deveria ser atingida em relação às artes.
Em 6 de junho, aos 34 anos de idade, Klein morre em Paris depois de uma crise cardíaca.
No último dia 29, em Londres, seu quadro antropomórfico ``A Grande Batalha", um dos mais importantes dessa série, foi vendido por US$ 1,5 milhão.
(CF)

Texto Anterior: Madri recebe monocromias de Yves Klein
Próximo Texto: Brassaï revela Paris dos anos 30
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.