São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manuelzão faz 91 anos e ganha pensão e festa de aniversário

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O vaqueiro Manuelzão (Manuel Nardi), personagem vivo da obra do escritor João Guimarães Rosa, completa hoje 91 anos.
A festa será em Três Marias, no vale do rio São Francisco, e terá a exibição do curta-metragem ``Rio de Janeiro, Minas", dirigido pela cineasta Marily da Cunha Bezerra, em que Manuelzão faz uma ponta.
O vaqueiro ganhará de presente de aniversário uma pensão vitalícia no valor de um salário mínimo e meio por mês, oferecida pela Companhia Mineira de Metais, do grupo Votorantim.
A cineasta Marily Bezerra, 56, doutoranda em cinema da USP, vai estar presente na festa. De lá, ela segue em caravana com um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo.
Pela primeira vez, uma equipe multidisciplinar vai percorrer os locais que Guimarães Rosa utilizou como cenários de suas narrativas. A expedição conta com especialistas em literatura, botânica, e geografia, cineastas, fotógrafos e artistas plásticos.
Eles vão conhecer a barra do rio de Janeiro, afluente do São Francisco, onde acontece o primeiro encontro entre Riobaldo e Diadorim, no livro ``Grande Sertão: Veredas".
Próximo a Três Marias, fica a fazenda da Sirga, onde trabalhou Manuelzão, descrita no conto ``Uma Estória de Amor", sob o nome de fazenda Samarra.
Na mesma região, fica o morro da Garça, descrito com riqueza de detalhes botânicos e geográficos no conto ``O Recado do Morro".

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Acadêmicos rejeitam hipótese de plágio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.