São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras analisam presença árabe na região

CELSO FIORAVANTE

Em Córdoba
A região de Andaluzia comemora este ano, com uma série de mostras em várias cidades, os 800 anos da presença árabe na região.
Organizada em ordem cronológica, ``El Arte Islámico de Granada y su Reino", em cartaz até 30 de setembro em Granada, mostra em sete salas, de forma absolutamente didática, o desenvolvimento das artes na região sob as diversas dinastias que a povoaram.
A água, elemento fundamental em toda a cultura islâmica, é tema da mostra ``El Água en la Agricultura de Al-Andaluz", em Almería (até 15 de julho).
Ronda exibe, também até 15 de julho, o legado científico árabe. Ponto alto na mostra são as reproduções de bisturis, serras, fórceps e outros instrumentos cirúrgicos descritos na enciclopédia médica de Abu-l-Qãsim al-Zalrãwi. A obra, do final do século 10, representa o momento de maior destaque da medicina andaluza.
``Música y Poesía al Sur de Al-Andalus", em Sevilha, exibe instrumentos musicais e representações, como esculturas, relevos e pinturas, referentes ao tema.
O visitante poderá ainda ouvir os instrumentos exibidos já que toda a sonorização do espaço foi feita com suas melodias. A mostra produziu, além de dois catálogos, um CD sobre o tema.
Para setembro, já estão programadas novas mostras para Huelva, Córdoba e Granada.

MAIS INFORMAÇÕES: El Legado Andalusí (Calle Molinos, 65, tel. 00 34 58 22-5995, fax 00 34 58 22-8644, Granada, Espanha)

Texto Anterior: Costa do Sol anseia pela sofisticação
Próximo Texto: Apesar de crises, país é Brasil que deu certo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.