São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhores toureiros se encontram em Ronda

CELSO FIORAVANTE

A cidade realiza no início de setembro suas ``corridas goyescas", em que são usados trajes pintados por Goya
Em Ronda (Espanha)
A pequena Ronda disputa com outras duas cidades da região -Sevilha e Córdoba- o título de mais importante centro de tauromaquia da Andaluzia. Pode nem ser o mais importante, mas é o berço da tourada.
Foi um filho da cidade, Francisco Romero (1698-1763), que instaurou as regras das ``corridas de toros". A tradição da cidade continua com sua ``plaza de toros", de 1785, a mais antiga do país, e com suas ``corridas goyescas".
No início de setembro, os três melhores toureiros do país vêm à cidade para se apresentar frente aos melhores touros miúra da região, e vestidos com trajes idênticos aos pintados pelo pintor espanhol Goya (1746-1828) em sua série sobre tauromaquia.
A cidade possui ainda, dentro de sua plaza, um museu sobre o tema, com fotografias, trajes e indumentária usada na manifestação.
Fora de sua ``plaza de toros", Ronda cativa ainda mais o visitante. Localizada no alto de um monte de mais de 150 metros, a cidade é dividida em duas pelo rio Guadalevín. Três pontes unem as duas ``Rondas" e oferecem as melhores vistas da cidade.
(CF)

Texto Anterior: Alhambra é um mundo árabe em Granada
Próximo Texto: Pré-histórica Guadix vive embaixo da terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.