São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinheiros tem nova opção de massa chinesa

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os ex-proprietários do restaurante China Massas Caseiras -uma das opções de comida farta, barata e honesta no bairro de Pinheiros- voltaram à ativa. E a poucos metros da antiga casa (que aliás acaba de passar por uma reforma), na mesma rua Morato Coelho.
Atendem agora sob a placa de China Kwon Min, acompanhada do inevitável epíteto "massas caseiras".
As famosas massas haviam sido trazidas ao antigo restaurante (e agora também ao novo) pela chinesa Miu Yuk Kum, 65.
Antes associada ao marido (que hoje está aposentado) e agora ao filho e à nora, é ela quem vai diariamente à cozinha para reproduzir receitas que trouxe, há 33 anos, da sua cidade natal, Shantung.
Sua comida, como de sua região (no frio norte da China, rico em cereais), tem a peculiaridade de estar fortemente apoiada na farinha de trigo. As massas são, por isso, o forte do cardápio.
O serviço do China Kwon Min é tocado pela esperta Chen Niao Ci Chi, nascida em Cantão há 27 anos e há oito no Brasil.
Nora da proprietária, ela é casada com Chi She Ming, 33, nascido em Hong Kong, que veio ao Brasil junto com a mãe e que cuida da administração do novo restaurante.
A comida do China Kwon Min é menos rica e condimentada, e por isso menos estimulante, que a de outras regiões mais ao sul do país. Ao contrário, seus pratos são leves e básicos. Têm a simplicidade da massa feita em casa.
A grande atração são os pastéis recheados com carne de boi moída, acelga e ervas (como o coentro).
Podem ser cozidos, fritos ou -na melhor versão- cozidos no vapor, sempre acompanhados de um molho avinagrado de gengibre.
Há três variedades de macarrão. O caseiro, feito à mão pela proprietária, cortado em fios grossos, é servido com pepino em fatias, broto de feijão e um "molho inglês (com carne de porco moída, cebola, shoyu e temperos).
Outro macarrão, comprado fora, é servido frito com molho shop suey (carne de boi, frango e legumes).
O macarrão de feijão, fino e transparente, é servido numa sopa com ralo caldo de galinha, legumes, frango e um presunto pouco apetitoso.
Para quem quer fugir das massas, a casa faz as concessões de praxe ao frango xadrez e às carnes com brócolis ou cebola. Mas também varia servindo camarão com molho apimentado, ou empanado, com molho agridoce.

Texto Anterior: `Castiçais' volta a SP em versão mais longa
Próximo Texto: RODÍZIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.